Jardim Alvorada recebe mutirão contra escorpião

Equipes da Secretaria de Saúde percorrem nesta terça (19) algumas ruas nas proximidades da Unidade Básica de Saúde Morangueira (Jardim Alvorada) sensibilizando moradores para a prevenção do escorpião. Nesta quarta (20) a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) e a Construtora MRV realizam mutirão para retirada de entulhos na região considerada local com maior incidência dos animais.
Neste ano foram atendidas 519 reclamações da presença de escorpião e registrado 92 acidentes. De acordo com a gerente da Zoonoses, Janete Veltrini Fonzar, a proliferação do animal se deve à falta de limpeza de quintais e outros locais que servem de abrigo. “A comunidade deve se conscientizar para não acumular entulhos, manter o gramado aparado e com frequência limpar a residência”, alerta.
A dona de casa Maria Barrichello, 73 anos, nunca encontrou um escorpião em sua casa, mas conhece pessoas que tiveram problemas com o animal. “Vim da roça, da colheita de café e tinha muito cuidado com insetos. Passava creolina no casco-de-cavalo e estou acostumada em cuidar da casa para não encontrar escorpião e aranhas”.
Ao encontrar escorpiões, as pessoas devem ligar no 160 (Ouvidoria da Saúde) ou no Centro de Controle de Intoxicações (CCI) (44) 3011-9127, informando o endereço e a situação do problema para a visita e avaliação dos agentes da zoonoses. Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizam o pré-atendimento e o encaminhamento necessário para os devidos cuidados.

Saiba mais
Centro de Controle de Zoonoses
Fone: 3901-1176
Controle de Intoxicações (CCI) – Hospital Universitário
Horário: 24 horas
Endereço: Avenida Mandacaru, 1590 – Parque das Laranjeiras