Hospital em Astorga é ampliado

Astorga e municípios da região passam a ter um melhor atendimento de saúde graças à reforma e ampliação do Hospital Regional Cristo Rei, anunciadas oficialmente no último sábado (24).

O deputado estadual Evandro Junior participou da solenidade, e comemorou o término da obras que fizeram parte de suas solicitações junto à Secretaria de Estado de Saúde.
Com recursos do Governo do Paraná e do município, viabilizou-se a expansão física para ampliação da oferta de serviços e das diferentes linhas de cuidado que abrangem a maternidade e infância, Rede Mãe Paraná, Rede de Urgência e Emergência (Samu Regional) e Rede de Saúde Mental. Com os recursos, também foi possível reformar e ampliar o pronto socorro, construir uma ala de internação, refeitório, vestiários, cozinha e lavanderia.
Com essa ampliação, o Hospital Regional Cristo Rei passa a oferecer 102 leitos para atendimento da população de Astorga e região, compondo os municípios de Santa Fé, Ângulo, Flórida, Atalaia, Iguaraçu e Munhoz de Mello.
No total, foram destinados cerca de R$ 2 milhões pelo Tesouro Estadual para atender às necessidades do hospital. Para Evandro Junior, a ampliação do Cristo Rei finalmente desafogará a enorme demanda de atendimentos que a região necessitava e que acabava sendo direcionada a hospitais de Maringá ou de outros municípios.
Podendo atender os casos de urgência de Astorga e de vários municípios próximos, mais vidas serão salvas, sem dúvida nenhuma! Afinal, com esta ampliação e reforma, o Hospital Cristo Rei significará mais qualidade no atendimento, o qual poderá ser realizado em menor tempo”, disse o deputado estadual.
Além de Evandro Junior, estavam na solenidade o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, o deputado federal Alex Canziani, o deputado estadual Tiago Amaral e o prefeito de Astorga, Antonio Carlos Lopes, além de outras autoridades políticas do município e de toda a região.
É importante apoiar os hospitais que são necessários, tanto do ponto de vista social como sanitário, como é o caso dessas quatro instituições do Norte e Noroeste do Paraná. A ampliação do Hospital Cristo Rei de Astorga fortalece sua atuação e desafoga outras instituições de maior complexidade da região, beneficiando toda população”, afirmou Caputo Neto, que passou o fim de semana na região participando de diversas ações na área da Saúde.
A secretária de Saúde de Astorga, Caroline Podanoschi, lembrou que os novos leitos são destinados a cuidados continuados integrados, e que beneficiará diversos municípios. “Além de atender nossa região, os leitos poderão ser ocupados por pacientes de toda macrorregião Noroeste, ajudando a desafogar o sistema de saúde.”