Responsável por manter viva a cultura e as tradições do povo português em terras brasileiras, o grupo folclórico “Os Lusíadas” completa 50 anos de fundação e comemora a data neste final de semana com grande festividade no Centro Português de Maringá, ao qual está ligado.
Reconhecido pelo Ministério da Cultura como entidade cultural sem fins lucrativos, o grupo foi criado em 1968 pelo pioneiro Manuel Dias da Silva e sua esposa Maria Luíza Lúcio da Fonseca, juntamente com outros portugueses que se estabeleceram em Maringá e viram na iniciativa uma forma de reverenciar sua terra natal.

Conforme o presidente da entidade, Sérgio Santos de Oliveira, “o grupo nasceu com o intuito de manter viva a cultura portuguesa, já que na época de sua fundação havia em Maringá muitos portugueses que deixaram a sua terra, em busca de novos horizontes e de uma vida melhor do que o seu país ou sua terra, naquele momento, não poderia proporcionar”.
Mantendo um trabalho firme e consistente, o grupo “Os Lusíadas” resistiu ao tempo e se tornou um dos mais atuantes do Brasil. Oliveira diz que é sem dúvida o grupo folclórico português que mais distâncias percorreu no território nacional, divulgando a cultura popular luso-brasileira. Quinze estados já tiveram a oportunidade de conhecer o seu trabalho, como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal (Brasília), Bahia, Pernambuco, Ceará, Maranhão, Pará e Amazonas, além de todo o Paraná.
Também já esteve por duas vezes em Portugal, em 1994 e 2000, mostrando o trabalho feito no Noroeste do Paraná e também levando algumas músicas e danças do folclore brasileiro. “Estas viagens tiveram por objetivo aprimorar o trabalho desenvolvido, por meio de intercâmbios com grupos tradicionais portugueses, tornando assim nossas apresentações mais fiéis e originais possíveis”, ressalta o dirigente Sérgio Oliveira, que é responsável também pelos ensaios do grupo.
Atualmente, Os Lusíadas é formado por dois grupos de dança, um adulto e outro infanto-juvenil e ambos costumam se apresentar em diversas ocasiões na cidade e fora de Maringá. Num dos eventos mais famosos, a Festa Portuguesa, que acontece todos os anos no clube lusíada, nos meses de junho e julho, os dois grupos costumam se apresentar durante todos os finais de semana.
O grupo adulto é formado por 46 componentes, sendo 32 dançarinos e 12 pessoas da tocata (duas concertinas, um sanfoneiro, um triângulo, um bombo, um reco-reco, quatro instrumentistas de corda e duas vozes), além de três integrantes que atuam no apoio.

Comemoração
Para comemorar os 50 anos de Os Lusíadas, o Centro Português realiza festa nesta sexta e sábado (9 e 10), oferecendo cardápio de comidas típicas e apresentações do grupo nas duas noites. Além da formação atual, vão se apresentar os integrantes de três gerações passadas, aqueles que atuaram nas décadas de 70, 80 e 90 e foram responsáveis por manter viva a tradição folclórica portuguesa por todos estes anos até chegar às gerações mais novas.
A festa tem início às 19h30 nas duas noites e é aberta a toda a comunidade. Os interessados podem adquirir ingressos com antecedência, na secretaria do Clube. Mais informações pelo telefone 3224-5273.