Grupo Becker inicia operações em Maringá, ‘capital nacional da Tecnologia da Informação’

Cidade paranaense, que tem fomentado mercado específico do setor, será a terceira de atuação da empresa, também lotada em Jundiaí-SP e Cuiabá-MT

Eleita pelo segundo ano como a melhor cidade brasileira para se viver – em ranking levantado em 2018 pela consultoria Macroplan, cuja análise abrange áreas como educação, saúde e segurança, por exemplo – Maringá será o terceiro município do País a receber uma sede do Grupo Becker. A empresa, atuante e conhecida nas regiões de Jundiaí-SP e Cuiabá-MT, inicia suas operações locais já neste mês.


Estamos chegando a uma cidade reconhecidamente importante no cenário nacional enquanto polo de Tecnologia da Informação. Nossa empresa tem o diferencial de atuação específica em segurança de dados, continuidade de negócios e recuperação de desastres, algo de extrema relevância em um mercado em expansão de TI no Brasil. Mercado este que tem sido alavancado pelo fato de Maringá estar se desenvolvendo especificamente nesse nicho”, confirma Ricardo Becker, especialista em Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres e CEO do Grupo Becker.
Segundo informações da prefeitura local, Maringá tem faturamento anual de mais de R$ 1 bilhão apenas com empresas de TI. Ao todo, 400 companhias desta especialidade estão lotadas no município, com mais de quatro mil profissionais (1% de uma população de 400 mil habitantes).
A macrorregião de Maringá abriga indústrias de diversos segmentos, agronegócio forte, comércio e serviços aquecidos, como educação, saúde e construção civil, todas áreas de negócios com crescentes demandas de tecnologia, já prontas para receberem serviços de alta maturidade e tecnologias emergentes. Temos capacidade para atender o Oeste Paranaense inteiro e também o Oeste Paulista, como Presidente Prudente, outro polo de negócios reconhecidamente forte. Levaremos à região um altíssimo nível de serviços e um entendimento de como tecnologia pode apoiar as demandas atuais e impulsionar as empresas na direção da adoção bem-sucedida de tecnologias”, adiciona Ricardo.

Entre os fatores impulsionadores que têm transformado a cidade em uma “capital nacional de Tecnologia da Informação” foi a criação de aceleradoras, uma parceria do Conselho de Desenvolvimento Econômico da cidade com o Sebrae e a formação do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI). Além disso, no ano passado a prefeitura doou um terreno de 120 mil m² para concentrar as empresas do setor, cujos tributos têm desconto quando aplicados a equipamentos ou bens envolvidos em investimentos nas empresas.
Empreendedores, instituições de ensino e poder público estão trabalhando em conjunto há mais de uma década para fomentar o mercado de TI em Maringá. Desenvolvendo mecanismos que habilitem a cidade a receber empresas, gerar empregos e mão de obra qualificada, tudo ao mesmo tempo, fomentando o presente e potencializando o futuro desse mercado. Estamos muito satisfeitos em começar a fazer parte desse processo histórico”, celebra o CEO do Grupo Becker.

Sobre o Grupo Becker

Fundado em 2003, o Grupo Becker é constituído por empresas que atuam em diversas áreas da tecnologia da informação. Com operações locais nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Paraná, mas atendimento em todo o Brasil e na América do Sul, oferece serviços especializados – e personalizados de acordo com a necessidade de cada cliente – em um portfólio focado em alta disponibilidade, recuperação de desastres, nuvem e projetos de infraestrutura de TI. O CEO, Ricardo Becker, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso em Ciências da Computação, é especialista em Continuidade de Negócios e Recuperação de Desastres. Desenvolveu centenas de projetos dentro e fora Brasil, acumula 25 anos de experiência, dezenas de certificações oficiais, entre elas o CBCP pelo Disaster Recovery Institute International (DRI) e prêmios como Canais Referência, Top of Mind, MPE Brasil e The Winner.