Governador anuncia redução de ICMS do querosene

O governador Ratinho Junior anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre o querosene da aviação no Paraná. De acordo com o governador, esse imposto será reduzido de 18 para 12%. A medida atende a uma reivindicação da classe produtiva.
O anúncio aconteceu durante a visita ao Show Rural Cascavel, um dia após o governador ter recebido um ofício da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau e do Aeroporto Regional de Maringá solicitando justamente a redução do imposto. De acordo com o documento entregue a Ratinho Junior durante uma reunião com empresários na última quarta-feira, o combustível representa 26% dos custos totais de uma companhia aérea, enquanto a média mundial é de 19%.
Para o presidente da ACIM, Michel Felippe Soares, a redução do ICMS do querosene ajudará a atrair uma nova companhia aérea para Maringá e o aumento da oferta de voos. “Essa é uma reivindicação antiga da ACIM e do Convention Bureau”, destaca ele. A medida também ajudará outros aeroportos paranaenses a receber mais voos.
Vários estados brasileiros como o Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais adotaram a redução da alíquota de ICMS. Inclusive, dias atrás o governador de São Paulo, João Doria, anunciou que o estado vai adotar a mesma medida. No Paraná, a alíquota subiu de 7 para 18% em 2015 no governo Richa/Borghetti Barros.