Foco na Dieta – Quarta Semana

Esse artigo faz parte da série foco na dieta, em que eu por necessidade de saúde, preciso emagrecer oito quilos em dez semanas e escrevo sobre como superar a ansiedade diante da gula e outros fatores que dificultam manter uma dieta. Completei quatro semanas de controle alimentar e foi de altos e baixos. Inicialmente estava muito bem, no domingo já tinha emagrecido a meta da semana que é perder oitocentos gramas e pensei estou muito bem, vou praticamente dobrar a perda de peso, visto que o dia da pesagem é na quarta-feira. Mas nesse mesmo domingo tinha um aniversário de um menino de 11 anos e essas festas são repletas de salgadinho e refrigerantes. Vamos ver o que aconteceu.
Antes de ir à festa pensei: espero não encontrar ninguém que fique insistindo para eu comer, pois parece que quando mais se recusa, mais insistem. Mas nada falei, chegando lá sentei junto a mesa de uns conhecidos. E ninguém, absolutamente, ninguém me ofereceu, nem insistiu que eu comesse, pelo contrário, junto estava um senhor bastante comunicativo que nada comia, nem bebia. Mesmo assim estava comendo mais do que devia. Foi quando ofereci algo para ele, e no momento que fiz me dei conta que eu é que estava sendo inconveniente. O que senti foi como um tapa na minha mão para que eu parasse de comer. Isto apontou o quanto estava agindo espontaneamente e com isso não prestava atenção no que estava comendo, nem na quantidade.
Surgiu uma ideia para que eu conseguisse manter o foco, que foi criar frases de incentivo a dieta. Criei quinze frases e comecei a coloca-las na porta da geladeira. Como por exemplo, “a comida não pula de geladeira para minha boca” e “a comida ingerida fora do planejado vai acumular nas gordurinhas”. Percebi que a partir dessas frases consegui manter meu foco na dieta, foi um grande facilitador. Quem quiser receber essas frases é só entrar em contato comigo. Outra atitude que tomei foi iniciar uma atividade física para conseguir acelerar o emagrecimento. Para maiores esclarecimento assista ao vídeo dessa semana, lá explico melhor o que acontece e como resolver os problemas, e também entrevisto um educador físico sobre atividades para emagrecimento. Se você tiver interesse nesse tema ou em outros dentro da psicologia me siga nas redes sociais.

psicólogo Flávio Melo Ribeiro

Psicólogo Flávio Melo Ribeiro
CRP12/00449

A Viver – Atividades em Psicologia desenvolveu programas psicoterapêuticos que possibilitam ser trabalhados em grupos e individual.
flavioviver@gmail.com (48) 9921-8811 (48) 3223-4386
Página no Facebook: Viver – Atividades em Psicologia
Canal no Youtube: Flávio Melo Ribeiro

Salvar

Salvar

Salvar