Feirão do Imposto vende gasolina sem imposto

O Conselho Permanente do Jovem Empresário (Copejem), ligado à Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), realiza até o fim de semana a 16ª edição do Feirão do Imposto. No dia “D” da programação, neste sábado (19), terá venda de combustível sem impostos. A iniciativa acontece a partir das 9 horas no posto Horto Florestal, que fica na avenida Doutor Luiz Teixeira Mendes, 2.073, Zona 5. Será disponibilizado 1,5 mil litros de gasolina e, por isso, cada consumidor poderá abastecer até 10 litros por veículo.
Antes disso, na quinta-feira (17), haverá uma ação no supermercado Condor, da avenida Paraná, das 18 às 22 horas, onde será organizada uma exposição de dois carrinhos com compras básicas do mês. Em um deles será exposto o preço dos produtos com impostos, e no outro o valor sem a cobrança de tributos. Os conselheiros do Copejem também estarão presentes, distribuindo panfletos e prestando esclarecimentos sobre a carga tributária brasileira.
A programação segue na sexta-feira (18), das 14 às 18 horas, no Maringá Park Shopping Center. Na oportunidade serão expostos manequins com peças de roupa e etiquetas que revelam os valores dos impostos. Haverá ainda distribuição de panfletos, estacionamento com desconto dos impostos na primeira hora de uso (das 14 às 18 horas), cinema sem tributo (todos pagam meia entrada), lojistas vendendo produtos com descontos de impostos e confecção do cartão Nota Paraná pela Receita Estadual.

Feirão do Imposto

O projeto foi criado em 2003, em Joinville/SC pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil para informar e, sobretudo, educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) para conscientizar o quanto se paga em impostos e acompanhar a destinação dos tributos. O feirão acontece em mais de 200 cidades brasileiras – sendo cerca de 100 só do Paraná.