Federação Paranaense de Futebol Amador recebe título de Utilidade Pública

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, entregou nesta terça, 3, o título de Utilidade Pública à Federação Paranaense de Futebol Amador, proposto pelo vereador Jean Marques, na forma da lei de 10.44/2017. A federação é uma associação sem fins lucrativos e econômicos, direcionada à prática do futebol não profissional, filiada à Confederação Brasileira de Futebol Amador (CBFA) e constituída pelas ligas e clubes de futebol amador do Paraná. Além do vice, participaram da cerimônia Jean Marques, o secretário de Esporte, Valmir Fassina e o presidente da Federação Paranaense de Futebol Amador, João da Cunha Braga e o diretor Administrativo da Secretaria de Esportes, Marco Aurélio Saldanha.
Scabora, concedeu o título e lembrou da importância do trabalho social para os jovens. “O esporte e a cultura são duas esferas com ações voltadas para a sociabilização dos jovens, afastando eles da criminalidade. O trabalho realizado pela confederação, exerce essa função. Essas atividades precisam ser valorizadas”, esclareceu.
Jean Marques, enfatizou a relevância do trabalho realizado para a sociedade. “Nós apoiamos muito o esporte, principalmente o amador. Em nenhum esporte o atleta se profissionaliza sem antes passar pelo esporte amador e categorias de base. O esporte tem o poder da transformação social, além de promover a qualidade de vida”, ressalta.
O secretário de Esporte, Valmir Fassina, parabenizou a ação do vereador Jean Marques, do Prefeito Ulisses Maia e do Scabora por defender o esporte, principalmente o amador. “É um trabalho que visa pessoas distantes do futebol profissional, fomentando o esporte. Esperamos que com a conquista do nível municipal possam ganhar recursos para gerir o trabalho realizado”, afirma.
O presidente da Federação Paranaense de Futebol Amador, João da Cunha Braga, explicou a importância dessa iniciativa para o futebol amador de Maringá e do Paraná. “Eu agradeço a presença de todos reunidos aqui, valorizando o esporte amador da forma que merece. A federação é uma entidade sem fins lucrativos. Todos trabalham pelo amor ao esporte, contribuindo para que ele evolua. A federação tem a finalidade de promover o esporte armador, ajudando as ligas”, disse.

A lei nº 9.727, de autoria do então vereador e, hoje, prefeito Ulisses Maia, foi sancionada em 9 de abril de 2014 declarando de utilidade pública a associação das ligas de futebol do paraná (ALFP). Em novembro de 2015 foi aprovada, em assembleia, a nova denominação da associação das ligas de futebol do paraná, passando a ser chamada Federação Paranaense de Futebol Amador, quando foi aprovado também o estatuto social.