Expoingá recebe maior campeonato de montarias em touros do mundo, a partir desta sexta

Pela segunda vez consecutiva a Expoingá será palco do maior campeonato de montarias em touros do mundo, organizado pela PBR (Professional Bull Riders) Brasil. A competição começa nesta sexta (11), na Arena Joaquim Romero Fontes e vai até domingo (13), reunindo os melhores atletas e as maiores companhias de touros de todo o País.
São 25 montarias em cada round durante as três noites do evento. Todas as apresentações, tanto dos atletas quanto dos touros, acumulam pontos e no último dia os oito primeiros colocados disputam a final.

Trazer novamente a etapa PBR para Maringá me deixa muito contente. O evento do ano passado ultrapassou todas as expectativas e tenho certeza de que esse ano não será diferente. Sem dúvida, vai ser uma das etapas mais disputadas”, comenta Adriano Moraes, diretor de competições da PBR no Brasil, e tricampeão mundial da modalidade.

A Expoingá é uma das maiores e mais tradicionais feiras agropecuárias do Brasil e diariamente recebe milhares de pessoas. Em Maringá, os fãs terão a chance de acompanhar uma disputa ainda mais acirrada pela ponta da tabela, já que os cinco primeiros lugares se enfrentam pela primeira vez.
O líder é Fernando Henrique Novais, que atualmente está nos Estados Unidos competindo nos campeonatos da PBR (Professional Bull Riders). No entanto, o competidor retorna ao Brasil para disputar a etapa de Maringá.

Chego de viagem e vou direto para Maringá. É uma etapa importante do nosso campeonato e, quem sabe, eu consiga ficar com o título”, comentou.Mas Novais tem Bruno Scaranello muito próximo, com diferença de apenas
50 pontos com relação ao líder e um aproveitamento de 57,89%. Scaranello não começou o ano bem, já que não pontuou em São José do Rio Pardo (SP), etapa realizada de 26 a 28 de abril.
Flávio Vinicius da Silva vem na sequência, com 450 pontos (apenas 250 de diferença do líder). Entre os cinco primeiros, ele é o com melhor aproveitamento, sendo de 68,75%. João Marcelo Santos é o quarto colocado, com 62,50%.
Em quinto lugar está o novato Leandro Machado. Ele venceu a etapa de São José do Rio Pardo (SP) e concorre ao Rookie of The Year (Revelação do Ano). “Competir na PBR é um sonho realizado. Quero fazer um excelente campeonato aqui no Brasil para depois ter a chance de ir para os Estados Unidos”, disse.

TOP10

1 – Fernando Novais – 700 pontos;
2 – Bruno Scaranello – 650 pontos;
3 – Flávio Vinícius da Silva – 450 pontos;
4 – João Marcelo Santos – 377,50 pontos;
5 – Leandro Machado – 310 pontos;
6 – Renan Almeida – 290 pontos;
7 – Fernando da Conceição – 252,50 pontos;
8 – Maciel Santana – 247,50 pontos;
9 – Edmílson Gonçalves – 225 pontos;
10 – João Marcos Machado – 212,50 pontos;

A PBR

Fundada em 1992, a PBR (Professional Bull Riders) é a maior organização mundial de montaria em touros e um fenômeno desportivo global, presente nos Estados Unidos, Brasil, Canadá, México e Austrália. A empresa foi constituída pela união de 20 competidores, que acreditaram no sonho em comum e o tornaram realidade.

Hoje, as transmissões da PBR atingem mais de meio bilhão de domicílios em 40 nações e territórios pelo mundo e levam milhões de pessoas nas 250 etapas por onde passa no mundo, como em Las Vegas, nos Estados Unidos, e Barretos, no Brasil.
O mundial da categoria é o 25th PBR: Unleash The Beast, responsável por reunir 35 dos melhores atletas da modalidade, de diferentes nacionalidades, que viajam por todo os Estados Unidos disputando etapas em busca de pontos para o tão sonhado título e do milionário prêmio de US$ 1 milhão de dólares.

No Brasil, a PBR está presente desde 2006, promovendo campeonatos nas arenas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Paraná. Suas principais etapas são realizadas dentro dos maiores eventos agropecuárias e rodeios nessas regiões. Atualmente, possui um programa especial dedicado ao esporte nos canais Terraviva, com transmissão inédita aos sábados, às 20h, e no BandSports, inédito aos domingos, às 8h.

Manejo dos touros

A PBR possui diretrizes globais de atenção e cuidados com os animais que participam de suas competições, os quais são tratados com todo respeito.
A empresa está inteiramente comprometida em assegurar a saúde, a integridade e o respeito a cada animal que entra em suas arenas. Todos os eventos estão amparados pelas leis federais, que regulamentam a montaria em touros.