Evandro Junior propõe política de mobilidade para bicicletas

O deputado estadual Evandro Junior é autor de projeto de lei que institui a Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta, que visa a oferecer mais segurança no trânsito.
Em dez anos (entre 2008 e 2017), mais de 11.500 internações hospitalares por conta de acidentes de trânsito envolvendo ciclistas foram contabilizadas no Estado do Paraná, segundo levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde.
Antes de ir a plenário, o projeto passará pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. Evandro Junior ressalta que é urgente no Estado promover, além de mais segurança aos ciclistas, democracia do espaço urbano, redução de poluentes ao meio ambiente e qualidade de vida por meio da prática esportiva.
O projeto objetiva criar uma cultura de estímulo ao uso da bicicleta nos espaços urbanos de modo que o ciclista possa se sentir confiante para transformar a bicicleta em um verdadeiro meio de transporte.
Quem pratica a bike como esporte já sabe o quanto a atividade física é benéfica. Imagine, então, poder juntar isso à rotina do dia a dia no deslocamento entre casa, trabalho e estudo?”, considera o deputado estadual.
Para que a proposta de Evandro Junior se torne realidade no Estado, é preciso pensar na infraestrutura das cidades. De acordo com o projeto de lei, caberá, portanto, ao Poder Executivo, por intermédio de secretarias estaduais, a implementação e a coordenação da Política Estadual de Mobilidade por Bicicleta.
Ciclomobilidade envolve lazer, turismo e esporte. O ciclista ganha mais saúde e ainda economiza combustível, e as cidades ganham com menos carros nas ruas e menos poluição. Mas o ciclista ainda tem receio de encarar o trânsito das cidades. Uma política voltada para a mobilidade das bicicletas tem que estimular a conscientização de todos os motoristas, motociclistas e pedestres”, afirma Evandro Junior.