Escuta no gabinete do prefeito de Maringá deverá ter repercussão nacional

542

Uma escuta eletrônica foi encontrada no gabinete do prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PDT). O sistema incluía espionagem por áudio e vídeo.
A descoberta aconteceu na quinta-feira da semana passada, no quarto dia útil de trabalho do prefeito.

escuta (2)

Fios com microfone e vídeo estavam sobre o gesso acartonado que contorna o teto do gabinete. Uma placa eletrônica utilizada na escuta estava na mesa do chefe de gabinete, na sala ao lado, onde funciona a chefia do Gabinete do Prefeito. Assim como a fiação, o aparelho estava escondido.

gabinete escuta

A escuta se dava por dois pontos na sala do prefeito, um próximo à sua mesa dentro de um armário embutido na parede, e outro no lado oposto da sala, próximo aos sofás em que são recebidas as visitas ao chefe do Executivo.
O sistema teria sido encontrado por uma equipe especializada contratada particularmente por Ulisses Maia e tudo indica que estava instalado havia anos no gabinete; acredita-se que os ex-prefeitos Silvio Barros II e Carlos Roberto Pupin tenham sido monitorados por muito tempo.
A última reforma no gabinete ocorreu no início dos anos 90. O prefeito Ulisses Maia ainda não se manifestou oficialmente se irá prestar queixa, por se tratar de um crime na área de telecomunicações é de responsabilidade da Policia Federal a investigação.(inf Angelo Rigon)