CPI do Terminal Intermodal aponta prejuízo

A Mesa Executiva da Câmara Municipal de Maringá recebeu, nesta manhã (4), durante a sessão ordinária, o relatório da CPI do Terminal Intermodal. O documento de 46 páginas apontou 12 erros ou irregularidades que geraram prejuízo de, aproximadamente, R$ 1 milhão aos cofres municipais. Cópias deste material serão enviadas ao Executivo, Ministério Público e Tribunal de Contas do Estado para tomarem as devidas providências.
Coube ao relator da CPI, vereador Jean Marques (PV), a leitura da conclusão do trabalho que durou quatro meses, incluindo duas reuniões semanais, diligências e oitivas no Plenário da Casa. “Foi um documento elaborado em conjunto que esperamos ser de valia para o município”, disse Marques na tribuna da Câmara.
Entre as irregularidades destacadas no relatório estão, por exemplo, ausência de previsão sobre o valor máximo que seria investido na obra, frustração da competição entre as licitantes em função da necessidade de acervo técnico adequado e projetos complementares incompatíveis entre si.
Na opinião do presidente da CPI, vereador Sidnei Telles (PSD), a missão da equipe foi cumprida e, certamente, resultará em ação judicial para ressarcimento ao erário público. “A primeira conquista da CPI foi a retomada das obras que estão atrasadas em oito meses”, completou o relator.
A CPI foi criada para investigar falhas nos projetos do Terminal Intermodal com sérios e verossímeis indícios de irregularidades. A preocupação inicial girava em torno do calendário estabelecido com o governo federal e o risco da continuidade na paralisação das obras. O Terminal Intermodal e os corredores exclusivos de ônibus são de interesse da ordem econômica e social do município considerando a expectativa de melhoria no sistema de transporte público coletivo.
A equipe foi composta pelos vereadores Sidnei Telles (presidente), Jean Marques (relator), Alex Chaves (membro), Do Carmo (membro) e Belino Bravin (membro).
A íntegra do relatório estará disponível no site da Câmara para consulta dos interessados. (inf Ass Com CMM)