Colorado abre temporada dos grandes rodeios no Brasil

516
Colorado 2017 - Lucas Divino - Campeão em Touros (foto Rodolfo Lesse)

Terminou na noite deste domingo (26), a 43ª Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, evento que tradicionalmente abre a temporada dos principais rodeios no Brasil. Conhecida como a Capital do Rodeio no Paraná, a cidade realiza o maior rodeio do sul do país e um dos cinco mais importantes do calendário nacional.
A montaria em touros, uma das principais atrações do evento, contou com a participação dos melhores animais do Brasil, que foram desafiados pelos grandes competidores da atualidade. O resultado, foi quatro dias de disputa acirrada e uma final histórica, onde houve sete notas acima dos 90,00 pontos.
Líder desde a segunda noite de competições, Lucas Divino de Almeida chegou ao round final com uma vantagem de quase 20,00 pontos sobre os demais competidores, o que de certa forma lhe garantia uma certa tranquilidade, precisando apenas vencer os oito segundos sobre o animal que escolheu.
Mesmo com uma lesão na virilha, o goiano de Nova Crixás, não se rendeu e encerrou a noite com uma belíssima montaria a bordo do touro Gira Mundo (Cia. Califórnia) conquistando pela primeira vez o título na arena de Colorado após marcar 91,25 pontos, e garantindo o premio de R$ 20 mil.
“Independente da situação que a gente esteja, temos que ir até o fim, não importa o resultado. Esse é meu lema. As vezes eu não chego em primeiro, mas eu luto, eu sou guerreiro,” declarou ele emocionado após a vitória, que lhe valeu pontos tanto pelo Circuito Rancho Primavera, quanto pelo Campeonato Ekip Rozeta.
Na montaria em cavalos estilo cutiano, Colorado mais uma vez mostrou porque é considerado o melhor do Brasil no gênero. A disputa pelo título e pelo premio de R$ 20 mil levou os competidores ao extremo de suas habilidades montando alguns dos mais renomados animais do país.
Após uma final emocionante, onde os cinco competidores obtiveram nota e levantaram o público a cada montaria, Ari Piovezan Jr. que montou Lunático (Cia. Pro Horse) e Fabiano da Conceição, a bordo de Ajax (Cia. Copa 90) dividiram a vitória ao empatarem com a somatória de 430,25 pontos.
Os dois competidores, que coincidentemente são da cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, venceram pela primeira vez em Colorado com uma diferença mínima de 0,50 pontos para o terceiro colocado.
A prova feminina dos Três Tambores novamente foi destaque na arena de Colorado, reunindo as principais competidoras do país, em etapa válida pelo Campeonato da ANTT (Associação Nacional dos Três Tambores).
Campeã Mirim na arena de Colorado em 2014, Tarcila Ferguson conquistou seu segundo título ao marcar o melhor tempo da etapa na final, mesmo debaixo de muita chuva. Montando o animal Xiguara Red Boy, a goiana de Rio Verde encerrou sua participação com o tempo de 14s796.
Já na categoria feminino (adulta), a vitória ficou com Ana Beatriz Costa, da cidade de Paraguaçu Paulista-SP. A competidora entrou na final em primeiro lugar e manteve o bom desempenho dos dias anteriores montando Calixto Pay Sasa, encerrando a competição com a média de 15s074 por passada.

RESULTADO OFICIAL

Campeão em Touros – LUCAS DIVINO DE ALMEIDA, Nova Crixás-GO – 449,25 pontos

Campeão em Cavalos / Cutiano (empate) – ARI PIOVEZAN JR, Piracicaba-SP – 430,25 pontos

Campeão em Cavalos / Cutiano – FABIANO DA CONCEIÇÃO, Piracicaba-SP – 430,25 pontos

Campeã Três Tambores / Mirim – TARCILA FERGUSON, Rio Verde-GO – 45,798 segundos

Campeã Três Tambores / Feminino – ANA BEATRIZ COSTA, Paraguaçú Paulista-SP – 45,223 segundos

Melhor Touro – REI DA SAFRA (CIA. TÉRCIO MIRANDA) – Média 46,75 pontos

Melhor Boiada – CIA TÉRCIO MIRANDA – Média 45,00 pontos

Melhor Cavalo – CALIFÓRNIA (CIA. PRO HORSE) – Média 43,88 pontos

Melhor Tropa – CIA PRO HORSE – Média 42,91 pontos

Sobre a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado

A Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado-PR é uma das mais importantes e tradicionais do Brasil. Referencia em qualidade e organização, o evento comemorou em 2017 seus 43 anos de história, sendo realizado anualmente desde 1974. Devido a sua importância, Colorado se tornou a Capital do Rodeio do Paraná e atualmente realiza o maior rodeio do sul do Brasil e um dos cinco mais importantes do calendário nacional. Por ser a primeira das cinco grandes Festa do Peão do Brasil, Colorado desperta atenção e serve como grande vitrine para tudo o que deve acontecer no rodeio brasileiro a cada temporada.