Cidadania é tema da Semana da Pátria de Câmara de Maringá

A Câmara Municipal de Maringá promoverá, entre os dias 4 e 6 de setembro, a semana ‘Pátria é Cidadania’ em comemoração aos 195 anos de independência do Brasil. Nestes dias, serão veiculadas nos veículos de comunicação mensagens alusivas à data e convidando a população para as atividades que serão realizadas na sede do Legislativo. A primeira delas é a palestra com o ex-deputado constituinte Tadeu França (foto), às 9h, no Plenário da Casa, com a presença de alunos e professores do Colégio José Gerardo Braga e Colégio Alfredo Moisés Maluf.
Bem antes de chegar ao Congresso, França foi vereador em Maringá de 1976 a 1982, pelo MDB. “Era professor da UEM e morava no Jardim Alvorada, um dos bairros mais pobres da cidade que recebeu muitas famílias de cafeicultores atingidos pela geada de 1975. Fui candidato a pedido dos moradores e fiz uma campanha humilde que surpreendeu pelo resultado. Fui o segundo vereador mais votado da cidade naquela eleição”, lembrou França em entrevista ao programa Câmara Cidadania, da TV Câmara Maringá.
Quem assistir à palestra saberá como foi elaborada a Constituição de 1988, quem eram as figuras políticas de destaque, os congressistas e as pressões que viveram nos bastidores. Apesar do atual momento conturbado na política nacional, França acredita que o “Brasil tem jeito” e que a Operação Lava Jato é um exemplo de esperança. “Tenho certeza que o Judiciário deixará marcas positivas, neste século, para o Brasil e o mundo. O lamaçal de corrupção que está sendo desvendado não é motivo para desânimo. Muito pelo contrário. A transparência que vivemos hoje mostra que a corrupção não vale a pena e que a política não é uma carreira e sim uma missão”, acrescentou França.
Após 19 anos de vida pública, o professor deixou a política partidária e voltou a lecionar na universidade. Atualmente, França mantém a luta por seus ideais em movimentos populares da cidade.
Na terça-feira (5), a programação da Semana da Pátria começa com a sessão ordinária onde haverá a entrega de brasão e título de mérito comunitário ao presidente da Academia de Letras de Maringá, por iniciativa do vereador Onivaldo Barris (PHS). Na ocasião, a tribuna da Casa será utilizada pelo maestro Davi Oliveira que relatará a situação da Fundação e Teatro Luz Amor. Entre os presentes estarão membros dos grupos da Terceira Idade Palmeiras e Condomínio do Idoso. Às 19h30, será realizada a última sessão ordinária da 4ª legislatura da Câmara Mirim.
Na quarta-feira (5), a primeira atividade é a palestra “Brasil: da formação do Estado Nacional ao Passivo Social”, com o professor e radialista Gilson Aguiar para alunos e professores do Colégio São Francisco Xavier e Colégio Gerardo Braga. À noite, a partir das 19 horas, haverá sessão ordinária do Parlamento Jovem, coordenada pela Escola Legislativa. (inf Ass Com CMM)