Centro de Apoio ao Turista no Parque do Ingá é inaugurado

O prefeito Ulisses Maia participou nesta terça, 8, da abertura oficial do Centro de Apoio ao Turista (CAT). A solenidade contou com a presença do diretor presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, do secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Francisco Favoto, dos vereadores Mário Verri e Alex Chaves, e de representantes de vários segmentos do turismo.

Inaugurado em novembro de 2016 e localizado no Parque do Ingá, o CAT foi construído com investimento de R$ 813.135,29, por meio de convênio do Ministério do Turismo (Mtur) e Caixa Econômica Federal. O Centro será o ponto de informações turísticas do município, equipado conforme o Plano Nacional do Turismo do Mtur.
Maia destacou a importância do turismo para a cidade e lembrou que os próprios eventos além de gerar recursos, pagam os investimentos municipais. “Os eventos movimentam hotéis, restaurantes, transporte e demais setores. Muito dos impostos desses serviços ficam na cidade”, ressaltou.
O prefeito também comentou sobre a localização do CAT, afastada da entrada do parque. “Não era o lugar mais apropriado para a construção do centro. Como já está construído, buscaremos alternativas para maior acessibilidade, entre elas, estudamos a construção de uma passarela entre a avenida São Paulo e o CAT que tem uma distância de menos de cem metros”, lembrou.
Maia ainda agradeceu a ex-diretora de Turismo da Seide, Maria Lígia Guedes, pelos serviços prestados e parabenizou Amarildo Torres por ter aceitado o novo desafio como diretor de Turismo, finalizando seu discurso com o compromisso de requerer junto ao Governo de Estado a implantação do curso de Turismo na Universidade Estadual de Maringá (UEM).
O diretor presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes, parabenizou o trabalho da atual gestão e ressaltou que Maringá tem o diferencial no turismo principalmente pelo verde, centro universitário e planejamento. “Passei uma semana em Maringá e vi como a avenida Cerro Azul está linda e bem cuidada. Fotos dessa avenida circulam pelo estado mostrando como nossa cidade está. O turismo não deve se restringir à Curitiba e Foz do Iguaçu pois o litoral de água doce é nosso”, destacou.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Mário Verri lembrou que a atual administração está dando condições para a comunidade utilizar os equipamentos públicos. “As quadras das escolas municipais estão abertas para os maringaenses, a comunidade participa do debate sobre a utilização da Avenida Colombo e outras ações da administração mostram nossa satisfação com o governo municipal”, destacou.
O secretário de Inovação e Desenvolvimento Econômico (Seide), Francisco Favoto, destacou que o CAT será utilizado da melhor forma pela comunidade. “Tem gente que não acredita no turismo no município, mas nós acreditamos. Depois de tantos meses sem funcionar e teto de gesso desabando, abrimos esse espaço ao público e principalmente para atividades da Cultura e Meio Ambiente”, afirmou.
O vice-presidente do Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, Alisson Thomazzi, lembrou que o “turismo em Maringá está sendo respeitado e valorizado” e ressaltou o apoio da entidade para a administração. “Como empresário do ramo de hotéis só tenho a agradecer a atual gestão. Se nos últimos três anos passamos por dificuldades, 2017 é um grande momento principalmente pelo movimento turístico. O Natal e outros projetos em parceria com a Prefeitura gera um grande otimismo para o setor”, ressaltou.

Serviço
O CAT funcionará das 8 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas, de terça a domingo, acompanhando os dias em que o parque está aberto. Mais informações pelo telefone 3221-1316 (Seide)