Blogueira Pati Bianco reúne em livro 50 receitas inéditas para alérgicos a ovos e laticínios

Gosta de bolo, mas é alérgico a ovo? Adora um brigadeiro, mas não pode ingerir leite? Então, este livro é para você! Pati Bianco, criadora do blog Fru-fruta, reuniu 50 receitas inéditas de doces para quem sofre algum tipo de alergia ou intolerância alimentar, pois as receitas não levam ovos, leite, manteiga ou mel – e muitas também não contêm glúten ou açúcar.
São opções para o café da manhã, deliciosas sobremesas e lanchinhos versáteis para levar na bolsa ou degustar em casa com uma xícara de chá, além de bebidas quentes e frias. O livro tem conteúdo digital extra: QR Codes com links que mostram como variar a receita ou GIFs que ilustram algumas etapas do preparo.
Depois de descobrir, já na idade adulta, uma alergia a ovos e laticínios, Pati resolveu transformar o desafio de se alimentar em um projeto de vida. Foi assim, então, que nasceu o blog Fru-fruta, que combina a vontade de pesquisar novos sabores com a necessidade de compartilhar receitas saudáveis. Sempre com uma pitada de bom humor nos textos e muito design nas fotos, as receitas chegam para o leitor com criatividade, mas sem radicalismos.
Para o café da manhã, o livro traz, entre outros, receitas de panqueca de cenoura com coco, waffle sem glúten, além de deliciosos acompanhamentos para o pão, como geleia de morango e chia e creme de avelã e chocolate com leite de coco. Já para o lanche da tarde, Pati sugere um brownie marmorizado com pasta de amendoim ou um pão de melado recheado com doce de leite vegetal. Se a fome bater fora de hora, o livro ensina barrinhas e docinhos de castanhas e frutas secas, além de cookies e bebidas deliciosas, como o matte latte e a limonada rosa com manjericão! E se a vontade for de arrematar a refeição com uma sobremesa de dar água na boca, basta escolher entre o sorvete de amendoim com farofa crocante, a tortinha integral de maçã com peças ou a impressionante banoffee, uma torta de banana e doce de leite com merengue de macadâmia.
Sempre com o bem-estar dos leitores em mente, Pati dá dicas de como viver bem com as alergias e lista os 10 ingredientes que não podem faltar na despensa na hora de preparar doces deliciosos e saudáveis.
Com fotos que transportam o charme do blog para as páginas de papel, o livro é um presente para todo mundo que procura sobremesas leves, mas que comemorem o lado doce da vida.

Sobre a autora

Pati Bianco é designer e sempre foi boa de garfo. Em 2014, descobriu alergias tardias a leite e ovos e resolveu encarar a falta desses alimentos na rotina como uma oportunidade de mudança. Passou a pesquisar novos sabores e se apaixonou pela culinária saudável e funcional, pela arte de substituir ingredientes e pela habilidade de tornar as preparações mais inteligentes do ponto de vista nutricional.