4º BPM comemora 50 anos

400

O 4º Batalhão da Polícia Militar (4º BPM) de Maringá completa 50 anos e, para registrar a ocasião, promove solenidade comemorativa nesta sexta-feira (17), às 16h.
Durante a cerimônia serão prestados agradecimentos a todos que, de alguma maneira, contribuem com a segurança pública do município. A programação também inclui a solenidade de compromisso ao primeiro posto, em que 12 oficiais do 4º, 8º e 11º BPM e da 3ª Companhia Independente, recentemente promovidos à 2º tenente, farão o juramento à bandeira.
Haverá ainda a entrega da medalha “Menção Honrosa” que homenageará os méritos pessoais de 50 praças, dentre eles soldados, cabos e sargentos.
O evento também prevê a entrega de medalha “Guardiões da Cidade Canção”, destinada a reconhecer militares, civis e entidades públicas ou privadas que se destacam por atuar em defesa da preservação dos direitos da sociedade e do cidadão.
Ao todo, 21 civis e militares receberão a homenagem. Entre eles, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM), José Carlos Valêncio, o arcebispo Don Anuar Battisti e a vice-governadora Cida Borghetti.

O 4º BPM é subordinado ao 3º Comando Regional de Polícia Militar e abrange 25 municípios da região norte e noroeste do Paraná (730 mil habitantes), dos quais oito são sedes de comarcas, além de quatro companhias (Maringá, Colorado, Marialva e Sarandi).
Diariamente, o 4º BPM contabiliza a média de 120 boletins de ocorrências policiais, totalizando cerca de 43 mil registros anuais. Destes, quase 19 mil são elaborados somente em Maringá.