4 dicas do criador do Alibaba para você atingir o sucesso

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Todo mundo sabe que o fundador do Alibaba, Jack Ma, é um dos homens mais ricos do planeta, como uma fortuna avaliada em nada mais nada menos que US$34 bilhões. O que pouca gente sabe, porém, é que este dinheiro não entrou na vida dele de uma hora para outra.
Quando vistas de fora, histórias de grandes empreendedores como ele acabam passando a falsa ilusão de sorte e facilidade, quando na verdade se baseiam em muito esforço e persistência. No caso do Jack Ma a história não é diferente.
Isto porque, antes de se tornar um multi bilionário, na busca de seu primeiro emprego Ma foi rejeitado mais de 30 vezes. Isso sem falar nas outras dez vezes em que ele recebeu um “não” da Universidade de Harvard e nas seguidas negativas que recebeu na adolescência das escolas da região onde morava, na China.
No entanto, nada disso o impediu de acreditar na sua capacidade de realização e no seu potencial para se tornar um empreendedor de sucesso e um dos maiores empresários do mundo.
Ele esteve nos Estados Unidos neste ano — veja só 😉 — para uma conferência da sua companhia, e entre outras coisas, deixou dicas que considera fundamentais para quem deseja ter sucesso e realizar seus sonhos.

1. As pessoas precisam confiar em você
Desde seus investidores e parceiros até seus sócios e funcionários: todas as pessoas que dedicam uma boa parte — ou a totalidade — de suas vidas ao seu negócio precisam confiar em você. Neste ponto ele destaca a confiança como uma parte fundamental do sucesso de sua empresa.
Para ele é a confiança que mantém as pessoas unidas. No caso do Alibaba foram 18 investidores que deram este voto de confiança. É por conta desta confiança que ele deve ser leal a estas pessoas, e também à missão que a empresa definiu. Segundo ele isso é o ativo mais valioso que a organização possui.

2. Esqueça os concorrentes e foque nos clientes
Ma não é o tipo de empreendedor muito preocupado com os seus competidores. Tudo o que fazem no Alibaba tem apenas um foco, segundo ele: os consumidores. O motivo desta dedicação toda é que, no longo prazo, é a satisfação dos clientes o ponto mais crucial para a tomada de decisões de negócio.
Tanto esta afirmação é verdade que, quando perguntado sobre quem seriam os principais concorrentes do Alibaba, Ma disse não saber. Nas próprias palavras do empreendedor, “Não foque seus olhos nos competidores. Foque em seus clientes, pois fazer estas pessoas felizes é o mais importante“.

3. Pense na sua empresa em termos globais
Para ele o futuro é global e sua crença é que para sobreviver no longo prazo é preciso que pequenas e médias empresas internacionalizem suas operações. Sem buscar a globalização pela internet ele acredita que estas empresas perdem a chance de encontrar boas oportunidades de negócio.

4. Contrate pessoas espertas e jovens
Muitas pessoas que hoje investem em seus próprios negócios, costumam dizer que quando eram jovens lembram que ninguém os dava oportunidades de trabalho. Ou seja, Ma aposta que agora é a hora, então, de os empreendedores darem chances para os jovens. Para ele, pessoas mais novas trabalham melhor que a geração dele.
O legado pessoal, portanto, deveria ser menos importante que construir uma equipe duradoura e onde são dadas as condições para que cada pessoa deixe também seu legado. Mas não basta serem pessoas jovens. É preciso também que seja espertas, e de preferência mais do que o próprio empreendedor.
Obter sucesso com o próprio negócio não é uma tarefa fácil. Exige persistência, dedicação e muito esforço. A história do Jack Ma e do Alibaba só comprovam a tese.