Motoristas devem redobrar atenção

E-mail Imprimir PDF

neblina

O inverno no Brasil vai até 23 de setembro. E com o início da estação mais fria do ano aumenta a incidência de um fenômeno climático que pode ter influência negativa nas rodovias, principalmente nas áreas de baixadas, pontos de maior altitude e proximidades de rios e lagos: o nevoeiro.
Nos locais onde ocorre, dependendo da intensidade, pode comprometer a visibilidade dos motoristas, restringindo-a a poucos metros. A incidência é mais comum da meia noite às onze horas da manhã, com maior intensidade entre as 6 e 8 horas. De acordo com o coordenador da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutor em Geociências, Hélio Silveira, o nevoeiro nada mais é que uma nuvem com a base em contato ou próximo ao solo.
Nevoeiro é a condensação do estado de vapor ao líquido. Próximo a lagos e rios ocorre porque a água demora bastante tempo para perder a temperatura adquirida durante o dia. Ao entrar em contato com a massa de ar frio, provoca este fenômeno climático. Nos pontos de pouca visibilidade os riscos de acidente aumentam. A recomendação é redobrar a atenção e os cuidados.
Os motoristas devem reduzir a velocidade ao primeiro sinal ...

de nevoeiro, manter distância em relação ao veículo da frente, ascender os faróis mesmo durante o dia, trafegar com luz baixa e manter em dia o sistema de ventilação dos veículos. “Além disso, é importante não parar o carro no acostamento ou pista de rolamento, não ligar o pisca alerta com o automóvel em movimento, usar a pintura da faixa como referência e nunca realizar ultrapassagem em segmentos de pouca visibilidade”, orientou o supervisor do Centro de Controle e Operações (CCO) da empresa, Gesivaldo Amâncio Primo.
Os condutores devem ainda ficar atentos aos sinais sonoros externos que possam indicar uma situação atípica à frente como buzinas, sirenes e sons de colisão. Por conta disso é importante trafegar com a janela aberta parcialmente. Igualmente os motoristas devem evitar o uso de aparelhos que possam dispersar a atenção. Apesar de todas essas recomendações, caso julgue não ter condições de visibilidade para prosseguir com a viagem o responsável deve parar em locais seguros como postos de combustíveis e os Centros de Controle e Operações (CCO) da VIAPAR.

 

 

FACEBOOK

UNIFAMMA

unifamma

VIAPAR FAZ

Tudo Novo !

expresso maringá
Clique na foto e veja o video

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...

Pan News Jovem Pan 101.3FM

JOVEM PAN

Mundo Rural

claudio coelho

WHATSAPP MANCHETE

whatsapp

ESTETICA ACADEMIA

estética

Estância Tamarana

estancia tamarana 2015
Pousada Rural
(43) 3398-1681

TWITTER MANCHETE

RSS MANCHETE

rss

PARCEIROS

LINKS :

rigon
anderson lopez
messias mendes

andre almenara folha

edson lima

tabajara

jp

flavio psicologo
antonio marcos

roque
radar maringa
gilmar oséias
BLOG DO CARLÃO MARINGÁ

LUCAS CABRAL
CARLOS OHARA
BLOG LEANDRO OLIVEIRA
BORRAZÓPOLIS NOTÍCIAS
BLOG DO MOCHI
MARINGÁ DA DEPRÊ

BLOG DO ZEQUINHA

FOLHA DE MARINGÁ
FOLHA APUCARANA
FOLHA REGIONAL DE CIANORTE
LAURO BARBOSA
MANDAGUARI ON LINE

BLOG PAIÇANDU AVANTE

PARANA NOTICIAS
PORTAL CGN
BLOG ROBY NEWS
PAICANDU NOTICIAS

BLOG DO MARCINHO PINHEIRO
RADAR DA NOTÍCIA

RUBENS SILVA/MANDAGUARI
PORTAL AGORA

Diversão

DO YOU REMEMBER?
RPM - Alvorada Voraz (1986)   Dim lights ...
O professor de biologia resolve fazer uma prova oral. Chama a aluna: – Existe uma parte do corpo do homem que pode se ...